Conheça as vantagens e desvantagens em abrir uma franquia

Para quem pretende abrir um negócio próprio e ainda não sabe muito bem como desenvolver sua ideia, o modelo de franquias muitas vezes pode parecer a solução adequada. A franquia consiste em um modelo de negócios cujo franqueador possui uma marca patenteada e permite aos franqueados a utilização da mesma para expandir seus negócios. O franqueado deverá assinar um contrato e reproduzir o padrão de funcionamento da franquia. Dentro desse modelo existem alguns prós e contras que devem ser levados em consideração antes de optar pelo modelo de negócio.

Vantagens

– A franquia possui uma dinâmica de funcionamento já planejada, ou seja, é um negócio pré-pronto em que o empreendedor recebe orientações sobre o seu funcionamento e coloca em prática.

– Como a franquia já possui uma marca consolidada no mercado, os clientes já conhecem o negócio e na maioria das vezes o aprovam.

– Algumas franquias contam com investimento mais em conta do que um negócio próprio iniciado do zero.

Desvantagens

– Não há muito autonomia para novas ideias dentro do modelo de franquias, lembre-se que você está trabalhando com um modelo de negócios de terceiros que deram permissão para que você utilizasse o nome da marca.

– Se você escolher um segmento com o qual não se identifique, a franquia poderá lhe dar muita dor de cabeça. Nesse cenário você pode se sentir incomodado ou acabar não levando o negócio adiante.

– Decisões por impulso podem prejudicar quem quer ter seu próprio negócio. Apesar de ser um modelo mais enxuto, a franquia exige um investimento inicial, cabe a pessoa organizar suas finanças e entender um pouco sobre como os números funcionam.

Antes de tomar qualquer decisão, converse com profissionais do ramo para ter uma orientação adequada e optar pelo melhor.

Fonte: Sebrae e Exame.

Foto: Pixabay.

Deixe uma resposta