Energia fotovoltaica é opção de consumo sustentável

Os primeiros experimentos com energia fotovoltaica datam de 1873 com a criação da primeira célula feita de selênio. Em 1923 Albert Einstein  ganhou um prêmio Nobel da Física por estudos no campo de energia solar, mas em 1954 Calvin Fuller criou células fotovoltaicas de silício, dando início aos painéis solares. Atualmente os maiores produtores desta energia são China, Japão e EUA. Entretanto os painéis solares estão se expandindo bastante no Brasil.

Em entrevista ao programa News RS da RDCTV, Wolmar Leindecker, diretor da EGP Energy, explica que a energia fotovoltaica consiste em paineis solares que captam a energia do sol, convertendo em eletricidade, uma prática permitida desde 2012 pela Aneel. Neste processo há uma redução de custos significativa “em uma empresa comum com muitos gastos energéticos, há um grande volume de gastos e com o fotovoltaico você produz sua própria energia, reduzindo custos com a concessionária, você estará neutralizando um custo fixo”, explica.

O responsável salienta que a utilização da energia solar também é um fator relevante para o meio ambiente pois trata-se de uma energia limpa e que não agride a natureza por ser 100% sustentável.

Wolmar ressalta que para a instalação dos painéis solares é preciso primeiramente analisar a necessidade do cliente, tendo em vista que a empresa atende desde clientes comerciais, industriais e até mesmo residenciais. “Para a instalação do equipamento é feito um estudo da média de consumo do cliente em que será instalado um sistema parcial ou total”, destaca.

O diretor enxerga uma grande expansão neste mercado e mostra-se satisfeito com a adesão.

Confira a entrevista na íntegra:

Fonte: Portal Solar

Imagens: Equipe News RS

Deixe uma resposta