Coordenador do Gefe/RS fala sobre a importância da Educação Fiscal no programa News RS

No dia 1 de dezembro, o programa News RS recebeu, nos estúdios da RDCTV, o coordenador do Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul (GEFE/RS), Randal Guimarães.

O foco do trabalho do Grupo é a conscientização de professores da rede municipal e estadual de ensino, alunos e comunidade em geral, sobre assuntos referentes à Educação Fiscal.

Com diversos eventos ao longo do ano, a equipe leva para todo o Estado, palestras, seminários e eventos para alertar a população sobre temas importantes e que impactam diretamente na nossa sociedade: sonegação, corrupção, impostos, nota fiscal, qualidade dos serviços oferecidos pelo Estado, entre outros assuntos.

Quando perguntado sobre a diferença entre sonegação e corrupção, uma dúvida recorrente das pessoas, Randal responde que a corrupção é quando o cidadão paga o imposto e o dinheiro é desviado dentro da administração pública. Sonegação é quando o dinheiro nem chega aos cofres públicos para o Governo transformar em políticas públicas para a comunidade, porque o empresário deixa de pagar os impostos. Segundo ele, a mídia fala muito mais em corrupção, mas sonegação é 8 vezes maior do que a corrupção. Se isso fosse mais divulgado e combatido, a saúde, educação, segurança e outros serviços estariam muito melhores.

Há 2 anos na Educação Fiscal, Randal diz que no início foi difícil imaginar como seria esse trabalho, levando em consideração a crise que nosso país enfrenta.

Cita que, apesar disso, já cresceram muito, e a expectativa é que daqui 10/15 anos a Educação Fiscal esteja ainda mais avançada.

O próximo evento promovido pelo GEFE/RS será o evento de encerramento do Grupo de Educação Fiscal, que acontecerá no dia 4 de dezembro, em Porto Alegre. Mais informações em: http://www.educacaofiscal.rs.gov.br.

Confira a entrevista: https://www.facebook.com/programanewsrs/videos/2162851127312825/

Deixe uma resposta